O PIX veio com tudo conquistando o coração de todos, não é verdade?
Que atire a primeira pedra quem não se beneficia com as facilidades do PIX.
Essas facilidades são tantas que hoje é possível transferir, receber dinheiro e pagar compras e contas. E é sobre isso que vamos falar aqui hoje!
Mas antes, vamos entender alguns pontos sobre o PIX.
Antes de mais nada, saiba que o PIX é um meio instantâneo de pagamentos que foi criado pelo Banco Central. Ou seja, a transferência de uma conta para outra acontece em segundos! E esse pagamento pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, transferir dinheiro pra outra conta aos finais de semana, também não é mais problema! O PIX resolve!
Assim, o PIX vale não somente para transferir e receber dinheiro. Mas também para fazer compras e até pagar contas. Aliás, impostos como o Simples Nacional também podem ser pagos pelo PIX.
Mas afinal de contas, é possível fazer PIX com cartão de crédito?
Mas afinal de contas, é possível pagar contas com PIX usando o cartão de crédito?
Teoricamente, não, porque seria necessário ter saldo na conta para concluir o processo. Aliás, o próprio Banco Central diz que o PIX não se constitui como operação de crédito. Entretanto, alguns bancos permitem essa transação.
Como assim? Já vamos te explicar!
Alguns bancos disponibilizam o PIX com cartão de crédito como uma forma de empréstimo. Portanto, você pode realizar um PIX, de acordo com o limite do seu cartão de crédito. Assim, esse valor a ser pago aparece na sua fatura.
Resumindo: você pega emprestada uma parte do limite do cartão.
Além disso, algumas instituições permitem até mesmo essa transação PIX parcelada em algumas vezes.
Mas atenção, pois nem toda instituição permite essa transação. Dessa forma, vale a pena conferir no seu banco.
Como isso ocorre?
Afinal de contas, como isso é possível?
O usuário precisa manter o seu cartão de crédito cadastrado no app do banco.
Ao escolher fazer pagamento via PIX, onde você escolhe utilizar o saldo da conta, basta clicar em “Cartão de crédito”. Assim, uma porcentagem do seu limite pré-aprovado é disponibilizada em sua conta, para que você realize o PIX.
Ao fazer isso, o dinheiro é transferido pra sua conta. Em seguida, você transfere como PIX pra onde precisar.
Mas lembre-se de que essa opção só vai aparecer se o seu banco for adepto dessa modalidade de pagamento. Assim, caso seu app não mostre essa opção, certamente é porque não tem jeito.
No entanto, o pagamento por PIX via cartão de crédito vem acompanhado de taxas que também são cobradas no cartão de crédito. Aliás, cabe ressaltar aqui que essas taxas acabam tornando a transação inviável.
Mas que taxas são essas? Lembra que mencionamos que essa modalidade se parece com um empréstimo? Pois é, todo dinheiro emprestado tem taxas de juros na devolução. É exatamente isso que ocorre.
Portanto, antes de utilizar essa alternativa, procure saber quais os regulamentos de seu banco para não ser pego de surpresa. Lembre-se de que deve planejar todo empréstimo para não virar uma bola de neve depois.
O que é Pix Cobrança?
O Pix Cobrança é o recurso que permite gerar um código QR para transações em data futura. Assim como o boleto, será possível agendar o pagamento, além desse recurso possibilitar definir a data de validade, também será possível definir juros e multas para atrasos ou descontos para pagamento antecipado.
Entretanto, desde o lançamento, o Pix já possui a geração de QR Code estático, porém o pagamento era imediato, ou seja, sem possibilidade de agendar o pagamento (data de vencimento) como um boleto.
Agora, as cobranças virão com um QR Code, em que o usuário irá ler através do aplicativo do seu banco e poderá agendar ou realizar o pagamento na hora.
Como fazer cobrança com Pix?
As empresas poderão gerar os novos boletos com Pix através da plataforma utilizada para emissão de boletos atualmente. Assim, dentro do painel de emissão de cobrança será possível escolher a opção com Pix Cobrança, permitindo que o boleto seja emitido com o QR Code de pagamento pelo Pix.
Lembrando que para o comprador, não haverá mudança no Pix, tampouco no painel do seu aplicativo. Isso porque atualmente os aplicativos já realizam a leitura de QR Code.
Contudo, o QR Code disponível atualmente, tanto o fixo quanto o dinâmico, não permite as funcionalidades extras que comentei aqui. De todo modo, para você pagar um boleto desse será da mesma forma de sempre: abrindo o painel do Pix, selecionando “pagar” e apontando a câmera para o código.
Quais as vantagens dessa ferramenta?
A grande vantagem para as empresas será oferecer um meio de pagamento instantâneo, de baixo custo e acessível para todos. Afinal, esse maneira de cobrança possibilita as vendas nas lojas virtuais mesmo para quem não possui um cartão de crédito.
Além disso, os recursos de descontos, multas e juros são ótimos para evitar atrasos de pagamento. A notificação de falha e recebimento também permite uma gestão de cobrança mais eficiente.
Para os compradores, o Pix Cobrança possibilita que o pagamento seja confirmado mais rápido, diferente do boleto bancário que sempre irá levar, no mínimo, um dia útil para ser compensado.
A nova funcionalidade também permitirá que os compradores agendem o pagamento da cobrança. Atualmente, o Pix Cobrança só aceita pagamento feitos na data de leitura do QR Code.
O Pix irá substituir o boleto?
O Pix Cobrança permite diversas funcionalidades que fazem o boleto se tornar ultrapassado. Isso porque esse recurso possibilita confirmação de pagamento rápida e segura, além de possuir baixo custo.
Ademais, esse metódo de cobrança envia notificação quando a cobrança é paga ou falha, auxiliando na gestão, algo que os boletos não possuem.
Para o comprador, a leitura do código QR é muito mais prática do que a digitação da linha de código ou mesmo escanear o código de barras que muitas vezes não funciona. A disponibilidade do sistema 24 horas por dia todos dias também é outro ponto de vantagem para o Pix.
Aliás, o Banco Central e as empresas de telefonia, como Tim, Claro e Vivo, fecharam uma parceria para que possam viabilizar o pagamento via Pix das faturas de celular e recarga de celulares pré-pagos. Além disso, a Receita Federal também estará implementando o Pix para o recolhimento de impostos.
Benefício do PIX para a vida das pessoas
O novo sistema de pagamentos instantâneos vem revolucionando a forma como movimentamos nosso dinheiro. Além disso, o Pix permite uma maior inclusão financeira dos brasileiros.
Assim, o grande benefício é ele ser totalmente gratuito para as pessoas físicas, MEIs e pequenas empresas. Assim, nada de pagar fortunas em tarifas, bem como funciona 24 horas todos os dias e finaliza as operações em até 10 segundos.
Também permite trocar de instituição facilmente. Para mudar onde está registrado sua Chave Pix, você solicita através do seu novo banco e ele mesmo irá realizar os processos (mas será necessário ir no app do antigo banco para autorizar).
Entretanto, o Pix não é exclusivo para os usuários pessoas físicas. As empresas também possuem ótimos benefícios de usar o Pix em suas operações.
Como as empresas podem usar?
Em boa parte, o Pix para contas PJ funciona de modo semelhante para a PF. Assim, os negócios podem aproveitar as transações instantâneas a qualquer momento, baixo custo e agilidade.
Dessa forma, o pagamento de fornecedores é simplificado. Além disso, é um método de receber dinheiro dos seus clientes com mais rapidez, economia e agilidade. O pagamento de impostos também poderão ser pagos via Pix no futuro.
Ao vender usando essa ferramenta sua empresa terá acesso aos recursos de modo imediato. Nada de esperar horas, dias ou mês para o dinheiro cair na conta.
Os custos também são menores do que receber por boleto e cartões. Aliás, para MEIs e microempresas também são isentos de tarifas, como as pessoas físicas. As demais empresas chegam a pagar por volta de 0,99% mais uma tarifa fixa por recebimento, que é muito inferior aos outros métodos.
Agora que você já sabe de todas as implicações da transação PIX com cartão de crédito, analise bem.
E saiba que nossa missão é te dar todas as informações necessárias para que você tome as melhores decisões.
Se este artigo foi útil pra você, compartilhe com os amigos e deixe seus comentários abaixo.
Pra nós, sua opinião é muito importante e nos ajuda a trazer conteúdos cada vez mais relevantes.
Até a próxima!