O cartão de crédito pode ser seu grande aliado nos mais diversos momentos. Contudo, se mal escolhido ou até mesmo se usado indevidamente, pode representar o seu maior pesadelo.
Por isso, viemos responder algumas dúvidas mais frequentes dos usuários de cartão de crédito, e, com isso, te ajudar a fazer uso melhor e saudável deste item!
Por que não fui aprovado?
A possibilidade de concessão de crédito ocorre por meio de uma análise feita pela instituição financeira ou outra empresa do ramo.
Alguns bancos não consultam mais o score do cliente. No entanto, utilizam critérios internos para analisar se a concessão de credito é de risco ou não.
As instituições financeiras utilizam essas medidas para própria segurança. Afinal, o cartão de crédito é como um empréstimo: você utiliza o dinheiro que não tem agora, para devolver no pagamento da fatura!
Por que não aumentam meu limite de crédito?
Muitas pessoas questionam o fato do limite não aumentar mesmo quando seu score está com pontuação de razoável à ótima. Porém, não é só isso que conta!
Além da pontuação, os bancos analisam o seu potencial de pagamento. Em outras palavras, isso significa que eles verificam se as contas em seu nome são pagas em dia!
Portanto, como instituição financeira que fará uma concessão de crédito, o banco precisa se certificar de que quanto mais alto o limite, o cliente tem condições de arcar com as despesas.
Por que meu cartão ainda não chegou?
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou a proposta em que os bancos tem um prazo máximo de enviar os cartões em no máximo 10 dias!
Porém, não depende somente do banco!
Muitas vezes a demora ocorre por atrasos nas empresas de entrega, como os Correios, por exemplo.
E, neste caso, a empresa emissora do cartão não tem culpa.
Como aumento meu limite?
As concessões de limite acontecem a partir do uso do cartão em questão. Isso significa que quanto mais você usar o seu cartão e pagar suas faturas no valor integral e em dia, as chances aumentam.
Além disso, facilita se você deixar todos os seus dados atualizados com frequência. Inclusive, sua renda. Atualize qualquer aumento ou alteração, tão logo ocorra.
Caso a sua renda aumente e ainda assim você não consiga mais limite, vale conversar com o gerente de sua conta e pedir uma revisão do limite.
É permitido o envio de cartão de crédito sem prévia solicitação do cliente?
O STJ já estabeleceu que consiste em prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor. A instituição fica sujeita à aplicação de multa administrativa.
Mas atenção: essa medida só se aplica caso o usuário não tenha feito desbloqueio e uso do cartão!
Como desbloquear meu cartão de crédito?
Você pode desbloquear seu cartão no Caixa Eletrônico da agência de seu banco. E hoje ainda contamos com a possibilidade de fazer isso através da Internet Banking via site ou aplicativo do banco em questão.
Estourei meu limite. E agora?
Primeiramente, você deve se lembrar que o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo. Portanto, você precisa devolver o dinheiro, pagando a fatura. E lembre-se de que geralmente os juros são altíssimos.
Assim, caso estoure o seu limite, pare imediatamente de utilizar o cartão. Pague o valor total da fatura para não se complicar com os juros. Além disso, não peça um novo cartão e nem faça empréstimo para quitar o limite estourado.
Qual a melhor data de compra?
O melhor dia para comprar com seu cartão de crédito é um dia após o fechamento da fatura. Assim, você terá mais tempo para se programar para o próximo pagamento.
O dia do fechamento da fatura pode ser conferido no site ou app de seu banco, operador do cartão.
Precisa abrir conta para solicitar um cartão de crédito?
Alguns bancos concedem cartão de crédito somente para quem possui conta, mas não é regra. Isso vai depender do cartão e do banco emissor.
Como saber se o cartão é confiável?
Antes de solicitar o cartão de crédito, você precisa saber qual é o banco emissor e como este cartão funciona.
Portanto, tenha o hábito de ler o regulamento do cartão. Geralmente, os regulamentos são disponibilizados nos sites dos bancos. Isso é fundamental para que você entenda e tenha respaldo de todos os seus direitos e deveres.