O Estação Finanças é um site especializado em finanças que irá te ajudar a entender o mercado financeiro, por meio de posts escritos em linguagem simples e direta.
Além disso, você também poderá participar da comunidade do nosso blog e contribuir com a sua opinião, compartilhando suas informações, seus conhecimentos.
O Estação Finanças é o espaço adequado para lhe oferecer informações úteis sobre tudo que acontece no universo financeiro, como bancos, cartões, financiamentos, finthecs, startups dos mercados nacional e internacional, a fim de lhe ajudar a fazer as melhores escolhas.
O mercado financeiro é imenso. Se fosse só isso, tudo bem. Mas nesse mercado gigante muita coisa acontece todos os dias. E para muitas pessoas é difícil assimilar tantas informações.
Por isso, o Estação Finanças vai filtrar as que são mais relevantes, as que de fato podem lhe interessar e transformá-las em linguagem direta, a fim de que você possa fazer suas escolhas financeiras tranquilamente.
Tudo o que envolve as operações de compra e venda de ativos financeiros, ou seja, o dinheiro que você tem no banco.
Se você é um micro empreendedor, ativo é o estoque da sua empresa que por sua vez pode ser vendido e transformado em dinheiro, ativo.
Se você é pessoa física, ativo é o dinheiro que você tem no banco, é o cartão de crédito que você usa.
É considerado ativo valores mobiliários, mercadorias e câmbio.
Resumindo: é o ambiente em que ocorrem as operações de investimentos financeiros.
Como você pôde perceber, o ativo faz parte da estrutura financeira do país e envolve desde a sua conta no banco até os investimentos que pretende fazer.
E você pode fazer parte desta estrutura. No momento exato em que “aprender” a lidar com o seu dinheiro, já vai fazer parte deste mundo e passar a ser sócio de empresas, fazer empréstimos de seu dinheiro para bancos e para o governo em troca de juros. Impossível? claro que não!
Ainda que não goste de finanças, o fato de deixar seu dinheiro numa conta corrente, saiba que já está a emprestar dinheiro ao seu banco.
Todos nós que trabalhamos, produzimos, recebemos nosso salário e pagamos impostos somos pessoas ativas na vida financeira do país.
Dessa forma, tudo resulta em operações financeiras. Se você quer adquirir um notebook, a compra que você faz deste produto e paga com um cartão de crédito, é movimentação financeira.
Se você abasteceu seu carro e paga o combustível com seu cartão de débito, é movimentação financeira.
Essas movimentações financeiras acontecem por dois motivos: você deposita seu salário num determinado banco ou pelo fato do seu banco lhe conceder um empréstimo com prazo de pagamento.
Começou a ficar interessado?
Benjamin Franklin já disse “cada centavo economizado é um centavo ganho”. Por isso, faça com que seus centavos valham muito.
Não importa quanto você tenha em mãos, o importante é participar e saber o que acontece no mercado financeiro.
Entender um pouco sobre investimentos já é meio caminho andado para fazer a sua escolha, seja ela uma poupança ou investimentos em renda fixa como CDBs e LCIs e LCAs. Isso é o que vale, isso é o essencial para dominar o funcionamento deste mercado.
A sua participação é efetiva no mercado financeiro, ainda que você pense que nada saiba sobre finanças.
O que é interessante você saber que o mercado financeiro opera com suas próprias regras, a fim de você, pessoa física, ou você, pessoa jurídica, que tenham interesses semelhantes para investir ou receber investimentos.
Mas, o que é realmente um mercado financeiro?
Vamos falar de quatro:
1. mercado de câmbio: se estabelece com a troca de moedas. Ex.: empresas que exportam e pessoas físicas que viajam constantemente precisam de trocas de moedas. É o Banco Central que controla e fiscaliza as operações do mercado de câmbio no Brasil.
2. mercado monetário: está envolvido com todas as transações que ocorrem em até 24 horas. É neste mercado, por exemplo, que você encontra taxas que serão referências para um investimento seu como o Certificado de Depósito Interbancário – CDI. Somente as instituições financeiras fazem parte do mercado monetário, de forma que as empresas captam e emprestam dinheiro.
3. mercado de crédito: é neste mercado que pessoas físicas e/ou empresas buscam empréstimos. Os mais comuns são cartão de crédito e cheque especial.
4. mercado de capitais: segmento composto por instituições financeiras, corretoras de valores e a própria Bolsa de Valores que fazem uma intermediação entre os investidores e as pessoas físicas ou jurídicas que necessitam de recursos financeiros, como, por exemplo: negociação de ativos, como ações e títulos de dívida.
São muitas informações? muita coisa a aprender? não se preocupe. À medida que você passar a acompanhar nosso blog, vai ficar por dentro das novidades e apreender todo este contexto tranquilamente.
O Estação Finanças é composto por uma equipe de especialistas que tem o propósito de investigar e pesquisar tudo o que se refere ao mercado financeiro.
Não somos mágicos. Todos sabemos que o mercado financeiro é também um ambiente no qual as informações oscilam, retrocedem e até perdem validade.
A nossa intenção é, com os nossos posts, com as nossas informações, você possa aprender e por você, reconhecendo quanto ganha e quanto pode investir, fazer suas escolhas.
Por isso, trabalhamos continuamente para lhe trazer atualizações diárias, pois este é o nosso papel: pesquisar, investigar, informar e publicar os melhores conteúdos do mercado financeiro.
Mais uma vez, o trabalho do Estação Finanças é proporcionar informações transparentes e imparciais para você passar a ser uma pessoa ativa financeiramente. E se já é um investidor, que possa a cada dia investir mais e melhor.
Mas, para isso, saiba que jamais pediremos a você nenhum dado pessoal. Nossa missão é a de informar. Não temos outro interesse que não seja este.
Seguimos rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, por isso, tenha a convicção de que aqui sempre será para você um AMBIENTE SEGURO.
Para o Estação Finanças, o cuidado é fundamental, pois nossa missão é sempre oferecer conteúdos que possam lhe ajudar a tomar a decisão mais acertada, mais adequada, em relação ao seu dinheiro.
Vamos nos sentir honrados com a sua participação.
Queremos que você leia dos nossos posts, participe do nossa comunidade e dê a sua opinião.
Seja você uma pessoa física ou jurídica, leia sempre nossas publicações, fique por dentro e, sempre que quiser, entre em contato.
Somos uma equipe que está aqui sempre pronta para lhe atender.