O que são bancos comerciais, de investimento e múltiplos?

É consenso que os bancos são instituições de grande importância para a economia. 

A principal função dessas instituições é, inicialmente, usar o dinheiro de seus correntistas para depois emprestá-lo a outros correntistas que podem usar tais valores para aquisição de casas, empresas e oferecer vários tipos de financiamentos.

Segundo Banco Central do Brasil,

Bancos comerciais: são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como função principal é possibilitar o fornecimento de recursos necessários a fim de financiar, a curto e em médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. Além disso, os bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão “Banco” (Resolução CMN 2.099, de 1994).

Bancos de investimentos:  aqui se trata de instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. 

Devem ser também formados sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão “Banco de Investimento”. 

Vale ressaltar que os bancos de investimentos não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.   (Resolução CMN 2.624, de 1999).

. Bancos múltiplos: são os mais conhecidos. dito isso, os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil, e de crédito, financiamento e investimento. 

Tais operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. 

O que são os bancos comerciais?

Os bancos comerciais oferecem serviços de complementação de recursos, atendem a procura por crédito de tomadores de recursos e as perspectivas de aplicações de agentes poupadores. 

Na maioria dos casos, realizam operações de curto prazo.

Uma das principais características dos bancos comerciais é o processo de criação de moeda mediante aquisição de recursos em depósitos à vista que são repassados de uma configuração de operações de crédito.

Os bancos comerciais também podem oferecer fundos de investimento e títulos de capitalização, podendo ser privados ou públicos.

Além dessas atividades, os bancos comerciais podem oferecer os seguintes serviços: empréstimos e operações de crédito, emissão de meios de pagamento, como cheque e cartões de crédito, cobranças, mediante comissão, transferências de fundos, recebimentos de impostos e tarifas públicas, aluguel de cofres, custódia de valores, serviços de câmbio.

O dinheiro, assim como o calendário e o sistema de medidas, é uma construção cultural que pode ter aspectos arbitrários, mas para funcionar adequadamente precisa de estabilidade e previsibilidade.

Jack Weatherford

O que são os bancos de investimento? 

Trata-se de uma instituição financeira de investimento que auxilia tanto pessoas físicas como jurídicas a designar seu capital em vários tipos de investimento, como, por exemplo: mercado financeiro, ou B3, sigla de Bolsa de Valores do Brasil.

Vale acrescentar que os bancos de investimento não recebem depósitos. Isso porque é a forma pela qual o investidor consegue aplicar dinheiro tais como: ações, títulos públicos, CDBs, FIIs, BDRs, Fundos de Investimentos, carteiras digitais remuneradas, entre outro

O que são os bancos múltiplos? 

São instituições que oferecem um leque de serviços bancários, tais como: conta corrente, cartão de crédito, empréstimos, consórcios, cheque especial, financiamentos. 

Além disso, os bancos múltiplos dividem seus serviços em quatro grandes grupos, chamados de carteiras, que são:

Os financiamentos, de maneira que os correntistas possam financiar imóveis e veículos, dentre outros.

Vários tipos de investimentos, que podem ser tanto de renda fixa ou variável, tesouro direto poupança, entre outros.

Na esfera comercial, os bancos múltiplos oferecem crédito para empresas, ou seja, crédito para pessoa jurídica conseguir abrir seu negócio, por exemplo.

Como instituição financeira oferece também a seus clientes empréstimos para projetos grandes que necessitem de um volume de dinheiro intenso.

Por fim, segundo o Banco Central, os bancos múltiplos deves ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima.  

Exemplos de bancos múltiplos

São bancos múltiplos: 

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Itaú
  • Santander
  • Banco do Brasil
  • Bradesco

Uma pequena nota

Segundo os historiadores, a primeira grande instituição bancária não surgiu a partir de uma vontade de um economista, tampouco de um grupo mercantilista.

Na verdade, o surgimento ocorreu devido aos cavaleiros religiosos, os Templários.

Como esses Cavaleiros eram peregrinos que viajavam por meses de uma região a outra, precisavam ter reserva financeira, contudo, não podiam andar com grandes somas, porque corriam o risco de serem roubados.

De maneira que eles agiam da seguinte forma: ficou acordado que os Templários deixariam seu dinheiro na Temple Church, em Londres, para depois pegá-lo de volta em Jerusalém.

Assim não precisariam carregar grandes quantias de dinheiro até lá. 

Bastaria que os Cavaleiros levassem uma carta com o crédito e apresenta-lo na cidade.

Certo é que esse tipo de sistema bancário oferecido pelos Templários deu início ao que hoje pode-se de chamar de ‘banco privado’.