Seu problema é a sua renda? Veja o que fazer para aumentá-la

Você tem vontade de aumentar sua renda? Segundo uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, mais da metade dos brasileiros (54%) não conseguem poupar durante o mês.

Essa mesma pesquisa também chamou atenção para outro fato interessante: quando o brasileiro economiza, faz porque, posteriormente, pretende ter um gasto ainda maior.

Afinal, será que o problema está no salário baixo e nos muitos gastos? Se a resposta for positiva, como aumentar sua renda e incrementar a renda mensal familiar?

Veja algumas dicas nesse artigo para aumentar sua renda e equilibrar seus gastos. Venha conosco!

Como posso identificar se o problema não está nos gastos, mas na minha renda?

Há muitos conteúdos na internet, em livros e outros meios que dizem “se quer economizar, precisa gastar menos do que ganha”. Essa afirmativa é curiosa por dois motivos.

Primeiramente, porque se trata de uma dedução bastante óbvia. Em seguida, ela não resolve o problema principal que é: metade dos brasileiros sobrevivem com um salário mínimo (curiosamente, um valor bem próximo àquele do grupo dos “não-poupadores”).

Caso essa não seja a sua realidade, irei resumir para você. Estudos apontam que, para que o salário mínimo conseguisse suprir as necessidades básicas, precisaria ser de 3 a 5 vezes maior.

Uma realidade de milhões de pessoas que torna inviável pensar em guardar dinheiro. Para identificar isso, o caminho é simples.

Anote todos os seus gastos em uma folha, todos mesmo! Em seguida, separe os “gastos básicos”, como aluguel, alimentação, daqueles “gastos secundários”, como lazer ou viagem.

Se você não poupa e os seus gastos secundários são muitos (próximos dos gastos básicos), provavelmente o problema está no seu mau uso do dinheiro.

Mas, se você observa que praticamente todo o seu salário está sendo destinado para os gastos básicos, o problema está na renda ser pequena.

Quais são as alternativas para aumento de renda?

Infelizmente, não há fórmula mágica! Se o salário está pouco e você quer saber como aumentar sua renda, precisará encontrar uma atividade para ganhar uma renda extra.

Mas, não se preocupe! Quando falamos em renda extra, há uma variedade gigante de opções para explorarmos no mercado.

Basicamente, se você tiver alguma habilidade diferente ou algo que você se destaca ao fazer, certamente poderá monetizá-la.

Se não possui, não fique chateado! Habilidades podem ser trabalhadas e aperfeiçoadas. Hoje, é bastante comum que as pessoas recorram a dois mercados: alimentação e o famoso Home Office.

O Home Office merece um espaço especial. Afinal, ele abre portas para inúmeras possibilidades, desde montar uma loja virtual, se tornar um blogueiro influencer ou até mesmo trabalhar como freelancer.

Nos trabalhos como freelancer, há opções para todos os segmentos. Por exemplo, você pode se especializar como escritor, programador, assistente administrativo ou designer.

O melhor é que você pode trabalhar como prestador de serviço e não como um contratado. Assim, logo que o serviço for concluído, você receberá o valor acordado e o ciclo se encerra com aquela empresa.

Algumas outras opções para aumentar sua renda são como professor particular, suporte, coach, fotografia, tradutor ou editor de vídeos.

Quais são os três tipos de renda extra?

Existem três categorias de renda extra: pontual, regular e sazonal.

A renda extra pontual é aquela voltada para um gasto específico, que você já sabe exatamente qual será o destino do dinheiro. Por exemplo, para quitar uma dívida emergente.

Uma boa forma de exemplificar essa renda é quando as pessoas fazem brechós para levantar mais dinheiro.

A renda extra regular acontece com certa frequência. É o caso de alguém que arruma um segundo emprego aos finais de semana ou trabalha como redator no período noturno.

Por último, a renda extra sazonal é aquela que ocorre em momentos específicos do ano. Por exemplo, pessoas que trabalham na época de Páscoa para vender chocolates e ovos.

É possível ganhar renda extra rapidamente?

Depende de qual é a sua renda extra. Trabalhos em plataformas freelancerpodem oferecer retorno mais rápido, já que assim que o trabalho é concluído, o dinheiro é liberado para você.

Outras fontes de renda extra podem demandar algum tempo para fazer efeito. Justamente o caso de quem trabalha com alimentação.

Afinal, não basta pegar o dinheiro arrecadado em um dia e gastá-lo. Precisa se lembrar que, posteriormente, terão novos gastos.

É fundamental que você tenha atenção com promessas de dinheiro rápido e muito fácil. Há milhares de cursos vendidos na internet com promessas de “ganhar 10.000 por mês, trabalhando apenas duas horas por dia”. Se funcionou para aquela pessoa, não quer dizer que funcionará para você também.

É possível ganhar dinheiro extra com pouco (ou nenhum) investimento?

Essa é uma pergunta central para quem deseja aprender como aumentar sua renda.

Felizmente, a resposta é sim! Na verdade, temos várias opções de renda extra que necessitam de investimentos bem baixos.

Por exemplo, para começar a dar aulas particulares não precisará gastar com quase nada, a não ser uma webcam de qualidade e uma boa iluminação, considerando que estamos em período de pandemia e, provavelmente, as aulas acontecerão em formato EAD.

Para vender comidas, doces ou salgados, também não precisa gastar muito.

Se você se garante naquele mercado, certamente valerá a pena juntar o dinheiro necessário para começar. Contudo, nem pense em fazer empréstimos ou se endividar caso ainda não tenha clientes.

O que considerar para escolher a renda extra ideal?

Primeiramente, os custos iniciais daquela renda extra e se pode arcar com eles.

Em seguida, observe o seu tempo. Essa renda exige muita dedicação de minha parte? Se sim, tenho condições de oferecer esse tempo?

Posteriormente, não se esqueça de considerar a sua personalidade e se fazer aquilo te deixará confortável. Por exemplo, quem começa a trabalhar com as mídias sociais, seja como influencer ou com marketing digital, precisa se expor diariamente.

Para muitos, isso é um problema, especialmente pela timidez.

Não se esqueça de ser sincero consigo mesmo e se perguntar: eu faço isso de forma minimamente adequada?

Se você for um verdadeiro inimigo da cozinha, por exemplo, como espera trabalhar com alimentação?

Qual o ponto de equilíbrio ideal entre renda x gastos?

As recomendações de especialistas é que consigamos guardar de 20% a 30% da nossa renda. Ou seja, os gastos precisam estar na faixa de 70% a 80% daquilo que ganhamos.

Como aqui trabalhamos com a realidade brasileira, sabemos que na maioria esmagadora dos casos isso nem chega perto de se concretizar.

Assim, recomendamos que estabeleça metas mensais conforme os gastos naquele mês, retirando assim um valor ideal para deixar guardado.

Isso permitirá que tenha maior maleabilidade do dinheiro, adaptando-o conforme a situação de cada mês.

Não importa se guardará apenas 5% do salário, mas é fundamental que tenha essa disciplina e consiga praticar isso todos os meses.

Enfim, há muitas possibilidades de renda extra, mas precisa escolher com base nos critérios estabelecidos acima. Nem toda renda extra será recomendada para você.

Com uma renda extra, certamente conseguirá equilibrar os gastos, permitindo viver com maior qualidade de vida e ainda guardando dinheiro todos os meses.