Seguro residencial vale a pena?

A busca por seguro residencial tem aumentado de uns tempos pra cá.

Sabemos que acidentes podem acontecer, mas mesmo assim, nem sempre estamos preparados para lidar com situações extremas. Olhando por esse ângulo, será que vale mesmo a pena fazer um seguro residencial?

Neste artigo você vai entender como funciona o seguro, quais as coberturas e como contratá-lo. Continue com a gente!

O que é um seguro residencial e para que serve?

O seguro residencial é um tipo de seguro de propriedade que protege uma residência, sendo casa ou apartamento, particular. Ao contratar o seguro, o segurado conta com proteção contra incêndio, vendaval, raios, roubos, desmoronamentos e danos elétricos. Outras coberturas extras podem ser encontradas no seguro, dependendo da seguradora.

De acordo com dados divulgados pela OMS, Organização Mundial de Saúde, os acidentes domésticos cresceram 30% durante o período da pandemia. E foi por esta razão que a busca pelo seguro residencial aumentou.

Qual a cobertura de um seguro residencial?

Ter o imóvel coberto pelo seguro residencial pode ser vantajoso não somente na hora dos acidentes, mas também na hora de resolver as demandas do dia a dia. Lembre-se de que as coberturas dependem de cada seguradora.

Quanto maior a cobertura, maior o preço do seguro. São vários os fatores que podem impactar no valor cobrado pelo seguro residencial: maior quantidade de coberturas, localização geográfica e preço do imóvel.

Para que você entenda melhor, vamos listar aqui as coberturas mais básicas oferecida pelos seguros:

  • Explosões de qualquer origem,
  • Incêndios de qualquer natureza,
  • Fumaça,
  • Queda de aeronaves.

Já as coberturas adicionais que podem ser encontradas em algumas seguradoras são:

  • Roubo e furto de bens,
  • Prejuízos causados a terceiros,
  • Danos elétricos,
  • Vazamento de tubulações,
  • Desastres naturais: vendavais, ciclones, furacão, tornado e granizo.

Além dessas coberturas é possível incrementar seu seguro contratando serviços como: conserto e reparo de telhado, limpeza de caixa de água e até mesmo faxineira. Para isso, basta verificar se a seguradora oferece esses serviços extras.

O que um seguro residencial não cobre?

Existem algumas situações que não são cobertas pelo seguro residencial.

Veja quais são:

  • Reparos de decoração e pinturas diversas,
  • Atos de terrorismo,
  • Atos de autoridade pública,
  • Danos causados em imóveis não habitados,
  • Reparos ou danos em desenhos, plantas, projetos,
  • Dinheiro, cheques, cartões ou objetos valiosos guardados em cofres.

Mas como dissemos anteriormente, os serviços oferecidos variam de seguradora para seguradora. E pode ser que você encontre alguma seguradora que tenha alguma dessas coberturas incluídas em seus serviços.

Em qual caso não é possível contratar o seguro residencial?

Algumas seguradoras não aceitam cobrir determinados tipos de imóveis.

Veja quais são:

  • Imóveis em construção,
  • Patrimônio tombado histórico ou cultural,
  • Imóveis construídos para materiais de combustível,
  • Imóveis usados como alojamento,
  • Imóveis que são usados como república.

Vale ressaltar que os seguros residenciais também não cobrem danos a objetos que estão guardados em garagens, nem qualquer objeto que tenha sido danificado por animais de estimação ou ainda erros cometidos pelas construtoras em alicerces e fundações. Também são excluídas dos seguros as moradias coletivas.

Antes de realizar a contratação do seu seguro residencial, verifique a elegibilidade do seu imóvel com a seguradora.

Qual o preço médio de um seguro residencial?

O valor médio anual de um seguro residencial é de R$ 456,55.

Lembrando que este valor é apenas uma média. Você pode encontrar valores maiores ou menores, que dependem da seguradora contratada e também dos serviços oferecidos por ela.

A boa notícia é que temos uma infinidade de ofertas de seguros atualmente. Por esta razão, encontrar uma seguradora que ofereça os serviços adequados às suas necessidades ficou ainda mais fácil.

Quando e como acionar o seguro residencial?

O seguro residencial deve ser acionado nos casos visto acima.

Lembre-se de que tudo depende do tipo de cobertura oferecido pela seguradora contratada.

Para acioná-lo, basta acessar o app da seguradora ou fazer contato via telefone. Geralmente, nesse contato é solicitado nome completo, CPF e número de associado.

A maioria das seguradoras oferecem suporte 24 horas. Por isso, é muito importante que você verifique o horário de funcionamento antes de fechar o contrato.

Como contratar um bom seguro residencial?

Antes de contratar o seguro residencial é necessário que você avalie quais são suas reais necessidades. O que você precisa para atender o seu imóvel? Por exemplo, se você mora em uma região muito perigosa, é bom que dentre as coberturas oferecidas, o seu seguro também ofereça cobertura contra roubo e furto.

Definidas as necessidades básicas do seu imóvel, comece a pesquisar pelas coberturas oferecidas pelas seguradoras. Faça um levantamento e analise se a seguradora oferece somente as coberturas básicas ou se oferecem coberturas adicionais. Além disso, nunca se esqueça de verificar as condições de acionamento das coberturas.

Após avaliar as propostas de seguro, veja também os valores de apólice, preços, horários de funcionamento, prazos de pagamento. Peça orçamentos e antes de fechar contrato, leia atentamente cada uma das cláusulas. Veja se as cláusulas são compatíveis com as conversas e e-mails trocados anteriormente.

Por falar em contrato, não feche contrato com qualquer seguradora. Busque informações sobre a empresa: há quanto tempo ela atua neste ramo? Pesquise sobre a reputação do estabelecimento em sites como Reclame Aqui, por exemplo. Veja na internet e nas principais redes sociais o que os clientes falam desta empresa.

Ainda antes de fechar contrato, avalie o atendimento da seguradora. Isso é muito importante, já que você dependerá dela para resolver todo e qualquer problema referente ao imóvel.

As 6 melhores seguradoras de 2023

Para contratar o seguro residencial do seu imóvel, verifique essas 06 seguradoras, que foram consideradas as melhores pelos clientes:

Agora você certamente já está apto para escolher o seguro residencial que seja mais compatível com seu imóvel.

Espero ter ajudado com este artigo.

Saiba que nosso blog possui vários conteúdos relacionados a finanças. E estamos trabalhando a cada dia para oferecer conteúdos melhores e mais completos para você.

Até a próxima!