Negativado pode ter cartão de crédito?

Só em 2020, o uso de cartão de crédito movimentou R$ 1,18 trilhão. Além disso, no ano passado cerca de 33% das pessoas entrevistadas pelo Datafolha admitiram terem começado ou intensificado o uso do parcelamento sem juros no cartão de crédito.

Entretanto, por que o cartão é tão utilizado assim? Um dos grandes motivos para isso é poder parcelar as compras.

Digamos que você queira comprar algo que seja caro, como uma geladeira. Pagá-la à vista pode fazer com que tenha que abrir mão de toda sua renda ou tenha que guardar dinheiro até poder comprar.

Com o cartão, é possível antecipar essa compra, mas realizar o pagamento em pequenas parcelas que caibam no seu orçamento sem problemas.

Mas não é apenas isso.

O cartão de crédito é necessário em diversos momentos. O principal deles é nas compras online, que o cartão, muitas vezes, é o único meio disponível, como nas assinaturas de serviços, além de ser a forma mais segura.

Outro ponto que faz o cartão ser uma ótima ferramenta são os programas de benefícios. Nesse sentido, é possível ganhar prêmios, viagens e até dinheiro de volta ao utilizar o cartão de crédito, ao contrário do dinheiro, cartão de débito ou boleto bancário.

Como o nome sujo dificulta a aquisição de um cartão de crédito?

Seu nome pode ficar sujo, ou negativado, ao não pagar alguma conta, por exemplo de água e luz. Quando você é negativado, seu nome fica no cadastro de inadimplentes, dificultando seu acesso a diversos serviços financeiros.

Isso acontece porque “nome sujo” é sinônimo de alto risco. Pense da seguinte forma, você emprestaria para aquele amigo que enrola para pagar todo mundo? Afinal, se ele não paga as outras pessoas, por que ele pagaria você?

Por isso, pessoas negativadas possuem tanta dificuldade para conseguir o cartão de crédito. A instituição financeira possui sua política de risco que deve ser seguida, que aliás é bem regulada, e impede que a empresa ofereça crédito para clientes de alto risco.

Nesse sentido, o nome sujo faz com que sua credibilidade na praça seja prejudicada. De modo que apenas aqueles que aceitem altos riscos te empreste dinheiro — que muitas vezes irão pedir um alto retorno, ou seja, juros altíssimos.

Quais as opções de cartão para quem tem nome sujo?

Ainda que seja difícil conseguir o cartão com nome sujo, há algumas empresas que oferecem opções mesmo para esse público. 

A primeira, e mais comum, é buscar por um cartão de crédito consignado. Para tanto, você precisa ser funcionário público ou privado com carteira assinada.

Empresas que oferecem cartões consignados, na maioria dos casos, não realizam consulta no SPC e Serasa. Além de que parte da sua fatura será automaticamente descontada do seu salário. Assim, mesmo com nome sujo é possível ter um cartão de crédito.

Entretanto, há outras opções sem ser o consignado.

O Nubank é uma das empresas que oferecem um cartão para negativados. Entretanto, não funciona do modo convencional.

Pelo app do Nubank você pode “transformar” seu saldo em limite de crédito. Esse dinheiro fica guardado na sua conta, e é possível resgatá-lo caso tenha limite disponível. É quase um modelo pré-pago, a diferença é que você coloca um valor em garantia e pode resgatar o valor não utilizado.

Outra opção é o cartão da Superdigital, a fintech do Santander. A Superdigital oferece um cartão de crédito pré-pago sem consulta de CPF. Assim, você carrega o valor que deseja no cartão e poderá utilizá-lo em lojas físicas, online, assinar serviços e muito mais.

Se você busca uma opção de cartão de crédito consignado, a Caixa tem para você! Com o cartão Caixa Simples Consignado, você possui os menores juros, benefícios Elo Flex (você escolhe 5 benefícios que preferir) e zero anuidade.

O Banco Next, fintech do grupo Bradesco, também permite que pessoas com nome sujo abram conta e peçam um cartão de crédito. O cartão Next é sem anuidade, de bandeira internacional e possui o programa Mimos com diversos descontos e cashback.

Todos os cartões que citei aqui podem ser solicitados por qualquer pessoa através do aplicativo ou site oficial do emissor, exceto o Caixa Simples que é exclusivo para beneficiários do INSS e servidores públicos e deve ser contratado indo às agências do banco.

Essas opções são realmente vantajosas? 

Em geral, os cartões de crédito para quem tem nome sujo não costumam ter grandes benefícios, além de permitir às compras no crédito.

Entretanto, a opção da Caixa permite que você tenha benefícios Elo Flex, que incluem descontos, seguros e benefícios em parceiros.

De todo modo, todas as opções de cartão para quem tem nome sujo tem a principal vantagem de permitir o acesso aos serviços financeiros. Sem um cartão de crédito é quase impossível realizar compras online e assinar serviços.

Cuidados para quem está negativado para evitar se endividar ainda mais

Para evitar as dívidas, é fundamental que você tenha um ótimo planejamento financeiro. Em relação aos cartões, é interessante buscar por opções pré-pagas, como o cartão do Nubank e Superdigital.

Como você já deixou o dinheiro reservado, não será possível “estourar o limite”. Dessa maneira, o controle dos gastos é simplificado.

Além disso, crie uma planilha ou use um aplicativo para criar seu orçamento e acompanhar seus gastos. Quanto às dívidas, crie um plano de ação para eliminá-las.

É ideal começar pagando as dívidas com maiores juros, em geral, as do cartão de crédito. Dependendo do caso, você pode trocar uma dívida cara por outra mais barata, ao recorrer aos empréstimos com garantia de imóvel ou veículo, por exemplo.

Em suma, é possível, sim, que pessoas com nome sujo tenham cartão de crédito. Entretanto, é fundamental criar um planejamento financeiro para sair das dívidas, em vez de aumentá-las.

3 Cartões sem consulta ao SPC/Serasa

Em virtude da crise econômica que o nosso país enfrenta, para você, assim como muitos brasileiros, estar negativado não é nenhuma surpresa.

Apesar da situação, a vida continua, e você não pode ficar aí e enfrentar sozinho dificuldades com o crédito.

É difícil encontrar opções de cartões de crédito, uma vez que é de praxe as instituições financeiras buscarem no SPC e Serasa informações sobre seus dados cadastrais.

Vale ressaltar que toda solicitação de crédito passa por uma análise do banco, seja você negativado ou não.

Eles avaliam algumas informações, buscando os dados em fontes externas, especialmente, o score de crédito, que é um dos critérios analisados mais importante.

Isso ocorre porque a pontuação do CPF vai de 0 a 1.000, revelando assim as probabilidades de você ser um bom pagador e honrar seus compromisso, pagando as faturas do cartão.

A boa notícia é que nem todas as instituições financeira fazem isso e, portanto, você pode encontrar opções para ter o seu cartão de crédito.

Confira aqui 3 cartões de crédito que não consultam SPC e Serasa.

Cartão BMG Card Mastercard

Se você é um servidor público federal, aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos o Banco BMG oferece um cartão de crédito com bandeira Mastercard, sem consulta ao SPC e Serasa, internacional e sem anuidade. 

Trata-se de um cartão consignado, no qual as faturas são descontadas diretamente em sua folha de pagamento. 

A solicitação é realizada pela internet, e o controle da fatura é feito por meio do aplicativo. 

O Banco tem um aplicativo que está disponível para iOS e Android.

Além de não ter consulta, o cartão BMG Card é aceito em diversos estabelecimentos credenciados à bandeira Mastercard, dentro e fora do país. 

E para completar, o cartão tem um excelente benefício que é anuidade zero e não tem nenhuma taxa de manutenção. 

Para solicitar você precisa atender alguns requisitos, como ser aposentado, pensionista do INSS ou servidor público. Isso porque esse cartão é consignado.

Cartão PAN 

Esse cartão é também consignado e não tem anuidade.

O Cartão PAN pode ser solicitado pela internet e está disponível aos negativados.

O cartão PAN possui a funcionalidade crédito, como também permite a realização de saques.

Essa funcionalidade está disponível para servidores públicos federais, estaduais e municipais, bem como aposentados e pensionistas do INSS.

A vantagem deste cartão é que ele é bem parecido a outros cartões, além de possuir diversos benefícios, como zero anuidade, permitir crédito em conta,  ordem de pagamento, e  saques em Bancos 24Horas.

Trata-se de um cartão consignado, portanto, o valor usado será sempre debitado diretamente na folha de pagamento.

Outra vantagem deste cartão é que o  seu limite pode ser de até duas vezes o valor do seu salário, e a taxa de juros chega a ser quatro vezes menor do que um cartão comum.

De posse do cartão PAN  você pode fazer compras a crédito, saques na Rede 24Horas.

Além de conseguir crédito em conta e ordem de pagamento.

O Cartão PAN é internacional, não possui anuidade e é consignado, com desconto da fatura na folha de pagamento. 

Disponível apenas para servidores públicos federais, estaduais e municipais, aposentados e pensionistas INSS. 

Para solicitar o cartão, basta acessar o site do banco e fazer o pedido.

DayCred

Nossa terceira opção será o DayCred, cartão de crédito sem consulta.

Como cartão consignado, o desconto da fatura e feito na folha de pagamento do funcionário.

O cartão DayCred tem bandeira Mastercard internacional, não possui anuidade, possui limite pré-aprovado e compras parceladas em até 15 vezes, o pagamento é sempre descontado em sua folha de pagamento, comprometendo apenas 5% a 10% de margem, e pelo site você consulta e faz simulações.

Todos nós sabemos que o cartão de crédito é o meio pelo qual muitos brasileiros fazem suas compras, por isso, analise sempre o que for o melhor para você.

O ideal é você ter sempre um controle eficiente de seu dinheiro, elaborando planilhas ou calendário financeiro, a fim de que você se recupere e recupere seu poder de compra.

Para isso, conte com o Estação Notícias. Sempre publicamos posts que explicam como é importante o controle financeiro de cada um.

Leia nossos artigos que você estará sempre bem informado para ter um vida financeira completa e sadia.